Gleisi Hoffmann se reúne com Hugo Motta e líderes partidários para tratar da redistribuição de cargos no governo
Por Redação
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu nesta quinta-feira (24) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e representantes do União Brasil e do Republicanos para discutir a redistribuição de cargos no governo.
A recomposição está sendo conduzida com base em um critério de lealdade ao Planalto nas votações da Câmara. Nas próximas semanas, Gleisi deve realizar encontros com lideranças do MDB, PSD e Podemos.
A movimentação ocorre após a derrota da Medida Provisória (MP) alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Depois do revés, o governo iniciou uma revisão dos cargos ocupados por indicados de deputados que votaram contra a MP, resultando na demissão de dezenas de apadrinhados políticos.
Segundo fontes do governo, os novos cargos serão definidos a partir do diálogo com Motta e os líderes partidários. As vagas em discussão incluem postos de direção em ministérios e estatais, embora ainda não haja definição de nomes, apenas o estabelecimento de acordos políticos.
Na quarta-feira (22), Gleisi e Hugo Motta já haviam adotado esse mesmo modelo de reunião com dirigentes do Progressistas (PP). O objetivo é ouvir os partidos aliados e fechar um pacto de reorganização da base governista e das indicações políticas.
Gleisi vem reforçando a aliados que “não é possível votar contra o governo e continuar ocupando cargos nele”.
Além de recompor a base, o Planalto também busca garantir apoio para a aprovação do Orçamento ainda neste ano e para a tramitação de projetos prioritários, como os que envolvem a meta fiscal e a MP do Gás para o Povo.
Os encontros têm ocorrido na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília. As informações são do Globo.
