Bahia inicia construção do novo Plano Estadual de Educação 2026-2036
Por Redação
A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) realizou, nesta segunda-feira (29), a primeira reunião da Comissão Gestora Estadual, dando início à elaboração do novo Plano Decenal de Educação (2026-2036). O documento vai orientar as políticas educacionais do estado na próxima década.
O atual Plano Estadual de Educação, em vigor até maio de 2026, será substituído para garantir a continuidade das metas em sintonia com o futuro Plano Nacional de Educação, ainda em análise no Congresso.
Durante o encontro, foram discutidos o cronograma de trabalho, as etapas de entrega e a metodologia de construção do novo plano. Segundo o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, a comissão já definiu reuniões quinzenais, conceitos prioritários, fontes de informação e estratégias de participação social. “A comissão também vai ouvir a sociedade e os educadores para redimensionar metas e avançar nas áreas que precisam de atenção”, destacou.
O presidente do Fundeb, Williams Panfile, reforçou que a previsão é concluir o plano até o primeiro semestre de 2026, garantindo “um diagnóstico sólido e metas capazes de fortalecer a educação baiana nos próximos dez anos”.
O coordenador do Fórum Estadual de Educação, João Danilo Batista, apresentou um panorama da educação no estado, da creche à pós-graduação, que servirá de base para as novas metas.
Também participaram representantes do Conselho Estadual de Educação, do CACS/Fundeb, da União dos Municípios da Bahia (UPB), da UNCME-BA e da própria SEC, que coordena a comissão.