EUA podem sancionar mais autoridades brasileiras, diz secretário do Tesouro após medida contra esposa de Alexandre de Moraes
Por Redação
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta segunda-feira (22) que novas sanções podem ser aplicadas a outras autoridades brasileiras, caso Washington considere necessário. A declaração ocorre após a inclusão de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na Lei Magnitsky.
"Se necessário, qualquer instituição financeira brasileira que lide com indivíduos sancionados também deve considerar essas ações cuidadosamente", afirmou ele.
Ao falar do casal brasileiro, o secretário fez uma referência a um casal que circulou os Estados Unidos durante a Grande Depressão.
"Não existe Clyde sem Bonnie", afirmou Bessent.
O ministro foi o primeiro brasileiro diretamente sancionado pela norma, que impõe restrições econômicas como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo americano.
"Alexandre de Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a mirar indivíduos que fornecem apoio material a Moraes enquanto ele abusa dos direitos humanos", afirmou ele durante discurso.