Prefeitura de Salvador premia alunos e professores da EJA em concurso de expressão literária e cidadania
Por Redação
A Prefeitura de Salvador premiou, nesta sexta-feira (19), três estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e três professores da rede municipal que venceram a 5ª edição do Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão. A cerimônia de entrega de tablets e chromebooks ocorreu no Palácio Thomé de Souza, com a presença do prefeito Bruno Reis, do subcontrolador-geral do município, Rafael Figueiredo, e gestores da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A iniciativa, vinculada ao programa A Cidade Somos Nós, tem como objetivo incentivar a cidadania ativa e o controle social entre os alunos da rede municipal, promovendo o exercício da participação popular e a transparência na gestão pública. Nesta edição, alunos da EJA foram convidados a expressar suas ideias e propostas no formato “Carta ao Prefeito de Salvador”, descrevendo demandas e visões da cidade para o futuro. No total, 119 alunos da EJA de 74 escolas participaram da ação.
Os três alunos melhores colocados, assim como seus respectivos professores orientadores, foram premiados. Os textos foram avaliados a partir de critérios de originalidade, relevância e clareza por uma comissão formada por integrantes da Controladoria-Geral do Município (CGM) e da Smed.
O primeiro lugar ficou com a aluna Erilane Alves, 19 anos, orientada pela docente Adélia Cristina Oliveira, da Escola Municipal Nova Sussuarana. A segunda posição foi conquistada por Laigian Tosta, 48, e pela professora Cátia Valentina Góis dos Santos, da Escola 2 de Julho, em Cajazeiras VI. Já o terceiro posto no pódio ficou com Márcia Santos, 50, e a professora Patrícia Teixeira Beninca, da Escola Professor Xavier Marques, em Bom Juá.
O prefeito ouviu das próprias alunas as demandas escritas nas cartas e reforçou que a participação cidadã é fundamental para que o poder público atenda aos anseios da cidade. “A Prefeitura recebeu nesta semana, pelo Ministério da Fazenda, o prêmio de primeiro lugar entre as capitais com a melhor gestão financeira do país. Ou seja, Salvador é destaque na qualidade de informação e controle fiscal, que são justamente o tema desse programa. Isso enfatiza ainda mais a importância do controle social, da transparência na aplicação dos recursos públicos e da necessidade dessa educação fiscal por todos nós, cidadãos”, pontuou Bruno Reis.
“Também somos a primeira em governança no Brasil. Isso significa que as nossas informações são publicadas e permitem que o cidadão possa verificar como o prefeito e a sua equipe estão investindo os recursos públicos, quais são as áreas que estão sendo priorizadas. É fundamental esse controle social, essa participação da sociedade para que nós, gestores, possamos melhorar cada vez mais. E essa carta de vocês traz indicações para que a gente siga alcançando esses objetivos”, acrescentou.