Presidente da Conder destaca importância da requalificação do Parque do Abaeté
Por Victor Hernandes / Ana Clara Pires
Durante a inauguração da requalificação da Casa da Música e do Centro de Atividades (CAT) do Parque Metropolitano do Abaeté, nesta quarta-feira (3), em Salvador, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Zé Trindade, ressaltou a relevância da obra para a população e para o turismo.
“Hoje, a requalificação está sendo entregue, depois de muitos anos de espera na cidade. Não há dúvida de que esse centro que o governador entrega neste dia tão simbólico representa um grande presente”, afirmou.
Segundo Trindade, o novo espaço contempla restaurantes, bares, lanchonetes, posto policial e cercamento da área, ampliando a segurança e a infraestrutura. Ele destacou ainda o caráter cultural e ambiental do parque:
“Estamos resgatando nossa história e fortalecendo a preservação ambiental. O memorial da cultura, a ordem de serviço para as Ganhadeiras e também para as Lavadeiras reforçam a força das mulheres, a resiliência e a importância dessas tradições”, acrescentou.
Construído em uma área de 441,80 m², o projeto da sede das Ganhadeiras inclui palco, salão para plateia, camarim, estúdio de gravação, sala de oficinas, bilheteria, ponto para loja, entre outros espaços. Com prazo de execução de 11 meses e investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, a obra, cuja ordem de serviço foi assinada nesta quarta, será realizada pela Conder em parceria com a Secult-BA.
O presidente da Conder enfatizou que a requalificação abre espaço não só para os baianos frequentarem o Parque do Abaeté, mas também para o fortalecimento do turismo, consolidando o local como um centro histórico, cultural e de preservação ambiental.