Paraná Pesquisas: Lula e Bolsonaro empatariam em 1º turno de eleição em São Paulo
Por Redação
Se as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) empatariam no 1º turno da eleição presidencial no estado de São Paulo.
É o que mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Paraná Pesquisas, que simulou confrontos diretos entre o petista e os principais nomes de oposição.
O levantamento indica que, caso o ex-presidente estivesse apto a disputar a eleição, o que não pode ocorrer, já que ele está inelegível até 2030, ele e Lula empatariam. O atual presidente apresenta 20,1% das intenções de voto enquanto Bolsonaro tem 18,9%. Na pesquisa, também aparece o nome de Tarcísio de Freitas com 3%, Michelle Bolsonaro com 0,6%, Ciro Gomes com 0,5%, Ratinho Jr e Romeu Zema com 0,3% e Ronaldo Caiado com 0,2%.
No cenário estimulado, onde foram apresentados os nomes do candidato, Lula perderia para Bolsonaro no primeiro turno com 6 pontos de diferença. Jair Bolsonaro aparece com 38,9% contra 32,9% de Lula.
Já Michelle Bolsonaro, que tem despontado como possível sucessora política do marido, também empataria com o atual presidente em possível primeiro turno: 31,5% contra 33,4% do atual presidente.
A pesquisa também testou o nome do atual governador do estado de São Paulo (Republicanos). Neste cenário estimulado, o resultado também seria um empate. O governador tem 34,3% dos votos contra 32,7% do presidente.
No entanto, em um possível segundo turno, Lula perderia em todos os cenários testados. O presidente perderia para Tarcísio, que teve 50,4% contra 37,6 de Lula, para Michelle, que acumulou 46,5% contra 39,8, e, para Bolsonaro, que arrecadou 47,7% das intenções de voto contra 39% do presidente.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em todo estado de São Paulo, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,4 pontos percentuais.