Polícia Federal deflagra operação para investigar desvio de emendas em eventos de jogo digitais
Por Redação
A Polícia Federal deflagrou uma operação visando investigar o desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas para a realização de eventos de jogos digitais no Distrito Federal e no Espírito Santo. A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (29).
Os investigadores apuram irregularidades no uso de aproximadamente R$ 15 milhões em recursos públicos repassados a uma associação do DF. A emenda deveria ser usada para promover jogos estudantis de jogos digitais entre os anos de 2023 e 2024.
De acordo com a PF, o dinheiro teria sido repassado à associação investigada por meio de termos de fomento -- acordo firmado entre o órgão e organizações da sociedade civil para apoiar projetos de interesse pública -- com o Ministério do Esporte, e financiados com emendas parlamentares. Nenhum deputado é alvo das investigações.
São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em municípios de Acre, Paraná e Goiás. Os mandados foram autorizados pelo Ministro Flávio Divo, relatos do caso no Supremo Tribunal Federal. O STF também determinou a suspensão de novos repasses de recursos federais à associação investigada.
Na operação também foram apreendidos veículos e imóveis, além do bloqueio em contas bancárias de empresas investigadas. Ao todos, cerca de R$ 25 milhões em recursos e bens foram apreendidos.
As investigações ocorrem em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).