Termina nesta terça prazo para pedir isenção da taxa do Concurso Nacional Unificado 2025
Por Redação
Os interessados em disputar uma vaga no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025 e que se enquadram nos critérios de isenção têm até 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a gratuidade da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito exclusivamente pelo sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, por meio de login na conta Gov.br.
De acordo com o edital, a isenção está garantida para candidatos que se encaixam em pelo menos uma das seguintes condições: estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal; comprovam ser doadores voluntários de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde; foram ou são bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni); tiveram ou têm curso financiado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
A solicitação de isenção deve ser feita durante o ato de inscrição, com o envio da documentação comprobatória no formato JPG, JPEG, PNG ou PDF (máximo de 5 MB). Arquivos enviados por outros meios ou fora do sistema da FGV não serão aceitos.
A comprovação de dados será feita com os órgãos responsáveis (CadÚnico, Prouni, Fies e Redome). Declarações falsas acarretam eliminação do concurso e responsabilização legal.
O chamado “Enem dos Concursos” vai oferecer 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com provas divididas em duas etapas,
As oportunidades estão organizadas em nove blocos temáticos, e os candidatos poderão escolher mais de um cargo dentro de um mesmo bloco. As provas serão aplicadas em 228 cidades, em todos os estados do país. A validade do concurso será de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais um ano.