Celsinho Cotrim faz avaliação do cenário e especula candidatura em 2026
Por Leonardo Almeida / Paulo Dourado
O presidente estadual do PRTB, Celsinho Cotrim, afirmou, durante o cortejo do 2 de julho, que o partido ainda avalia se vai disputar as eleições de 2026. Segundo ele, o momento é de escuta popular e de articulações, inclusive com a participação da direção nacional da sigla.
“Estamos aqui comemorando a independência do Brasil que se deu aqui na Bahia e ouvindo os anseios populares. Aqui é o termômetro para entender a receptividade ou não da população. A partir daí vamos definir se vamos para a majoritária ou para a proporcional”, disse Celsinho.
O dirigente destacou que o presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, acompanha as articulações no estado e em outras regiões do país. Ele também comentou o papel de nomes como Pablo Marçal, que disputou a Prefeitura de São Paulo em 2024 e ajudou a dar projeção nacional ao partido.
“O PRTB tem buscado oxigenar seus quadros. Esses nomes que vêm de fora da política tradicional, como o Pablo Marçal, são os chamados outsiders. A gente viu esse movimento com João Doria, Tarcísio de Freitas, até com Rui Costa e Jerônimo, que apesar de já militarem, não eram expoentes políticos antes. Todos encontraram seu espaço”, afirmou.