Primeiro-ministro da Sérvia renuncia após onda de protestos contra corrupção
Por Redação
O primeiro-ministro da Sérvia, Milos Vucevic, do Partido Progressista, renunciou ao seu cargo nesta terça-feira (28). Com isso, o premiê se tornou a autoridade de mais alto escalão a deixar o cargo no país desde que diversos protestos anticorrupção se espalharam pelo país, a partir de novembro do ano passado.
Desde então, Belgrado, a capital e maior cidade do país, com cerca de 1,4 milhão de habitantes, tem servido de palco para protestos diários contra o governo desde que um telhado desabou em uma estação ferroviária da cidade de Novi Sad, a segunda maior do país, deixando 15 vítimas.
As manifestações incluem estudantes, professores e outros trabalhadores, que estão sempre presentes em grupos bastante largos, afirmando que o desastre ocorreu devido à corrupção do governo do presidente Aleksandar Vucic, no poder da Sérvia desde 2017. “Com isso, atendemos a todas as exigências dos manifestantes mais radicais”, afirmou o primeiro-ministro.
A renúncia ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), na capital do país: “Optei por essa medida a fim de reduzir as tensões”, declarou, ao anunciar a sua intenção de renunciar. Ele ainda afirmou que o prefeito da cidade de Novi Sad também renunciará ao seu cargo.