Governo do estado envia comitiva para Benin para negociar voo entre Bahia e o país africano
Por Redação
O governo da Bahia busca intensificar a parceria cultural e turística com o Benin, país africano com o qual compartilha profundos laços históricos. Representando o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o secretário de Turismo (Setur-BA), Maurício Bacelar, viajará ao Benin na próxima semana para negociar a criação de um voo direto entre Salvador e a cidade de Cotonou.
A agenda inclui encontros com o presidente beninense Patrice Talon e autoridades locais, além de reuniões com companhias aéreas e empresas de turismo que operam no continente africano. A missão também contará com a presença da ministra da Cultura,a baiana Margareth Menezes, que representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
LEIA TAMBÉM:
Em setembro, Bahia e Benin firmaram um protocolo de cooperação que visa o intercâmbio cultural e turístico entre os dois territórios. A parceria reconhece a escravidão como elo histórico, refletido na forte influência beninense na cultura baiana, incluindo a religiosidade, culinária e música.
“Em dezembro, realizamos uma missão técnica para mapear atrativos turísticos no Benin e facilitar a criação de pacotes de viagem para baianos. Da mesma forma, profissionais de turismo do país africano virão à Bahia para conhecer nosso potencial turístico. Os primeiros clientes desse voo certamente serão adeptos do candomblé, pesquisadores, historiadores e antropólogos”, explicou Maurício Bacelar.
A iniciativa promete fortalecer as conexões históricas e culturais, além de abrir novas oportunidades econômicas e turísticas entre a Bahia e o Benin, consolidando um intercâmbio inédito entre os dois destinos.