Semop apreende mais de 2,7 mil itens irregulares no Festival Virada Salvador 2025
Por Redação
Nos primeiros quatro dias do Festival Virada Salvador 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 2.749 itens irregulares, incluindo garrafas, carrinhos e bebidas comercializadas de forma irregular na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. Os agentes continuam com as ações de fiscalização de ambulantes e de ordenamento do espaço, com o objetivo de garantir mais segurança e conforto para trabalhadores e público.
A pasta informa que não são permitidos no local do evento itens como armas de fogo, garrafas, coolers, facas, facões e quaisquer outros objetos perfurocortantes ou que possam causar ferimentos. Nesta terça-feira (31), noite da virada, será permitida a entrada de espumante em vasilhames de plástico, para quem desejar brindar com familiares e amigos.
BALANÇO DOS QUATRO DIAS
Na penúltima noite do evento, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou mais de 4 mil ações preventivas e não registrou ocorrências significativas, identificando 3.260 crianças e recuperando 79 documentos. Desde o início do evento, foram registradas apenas quatro ocorrências.
No quarto dia do Festival, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Semop, realizou três resgates e mais de 100 prevenções na orla da Boca do Rio, nas proximidades da Arena O Canto da Cidade.
Na última segunda-feira (30), não houve ocorrências de apagões ou falhas nos circuitos, e toda a iluminação da Arena O Canto da Cidade funcionou adequadamente. Durante o dia, a equipe da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop) realizou ajustes para garantir a qualidade do serviço.
Um projetor foi substituído no turno da tarde e, à noite, outro foi ajustado para melhorar a iluminação na área externa do evento. Também foi necessário reprogramar uma chave de acionamento. Todas as intervenções foram concluídas com sucesso, garantindo o bom funcionamento da operação.
Nos primeiros dois dias, a Limpurb recolheu 67 toneladas de resíduos e utilizou 640 m³ de água. Ao longo de três dias, foram recicladas 6,3 toneladas de resíduos, incluindo alumínio, plástico e PET, e 1.134 kg de resíduos foram coletados, incluindo material do camarote.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 306 vistorias, 159 orientações e aplicou 3 notificações. Também houve 35 ações de monitoramento sonoro durante os shows.
Foram realizados 131 atendimentos na Arena O Canto da Cidade, com 90% clínicos (119 casos), 4 atendimentos cirúrgicos e 8 ortopédicos. No total, foram 379 atendimentos nos quatro dias do evento, com prevalência de náuseas, dor abdominal, cefaléia e tontura.
A Vigilância Sanitária realizou a inspeção de 197 serviços, com 158 em conformidade. Foram realizadas 611 inspeções entre os dias 27 e 30 de dezembro, sem necessidade de interdições.
No Salvador Acolhe foram feitos 12 atendimentos clínicos, 21 odontológicos e 12 crianças passaram por avaliação de crescimento para o Bolsa Família. Ao todo, 88 atendimentos multiprofissionais ocorreram.
558 abordagens no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com 17 crianças identificadas em situação de trabalho infantil. 15 encaminhamentos foram realizados para serviços sociais.
O Mirante Acessível atendeu 54 pessoas, sendo 30 com deficiência e 24 acompanhantes. Já o Conecta Salvador registrou 5.768 conexões, e o wi-fi teve 4.021 cadastrados. A plataforma Salvador Digital teve 1.726 acessos e 376 novos cidadãos cadastrados.
O Centro de Acolhimento atendeu 107 crianças e adolescentes, com 94 atendimentos clínicos. O Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram) registrou 280 atendimentos e 5 ocorrências de violência no evento.
A Transalvador fiscalizou 207 carros estacionados na Zona Azul e emitiu 22 autuações. Nenhum acidente foi registrado. A Blitz "Respeite a Vida" abordou 154 condutores, sem detectar motoristas alcoolizados.
As linhas especiais realizaram 69 viagens e 30 ônibus adicionais foram utilizados. A fiscalização de transporte clandestino abordou 95 veículos, notificando 3 por risco aos usuários.
A Secretaria de Manutenção (Seman) realizou limpeza e desobstrução de calhas e redes de drenagem, além de outros serviços de manutenção.
A Ouvidoria registrou 298 ocorrências, com 211 solicitações de informações sobre a programação. Foram registrados 69 elogios, 5 solicitações e 8 reclamações. O atendimento foi feito presencialmente e via Fala Salvador (156).