André Fraga estuda protocolar projeto para instalação de ecobarreiras nos rios de Salvador
Por Redação
O vereador e engenheiro ambiental, André Fraga (PV), pretende protocolar um Projeto de Indicação (PIN) na Câmara Municipal de Salvador (CMS) visando a instalação de ecobarreiras nos rios da capital baiana. A medida busca conter a poluição causada por plástico e outros descartáveis.
“Essa medida ajuda a diminuir a poluição nos mares, o que por si só combate a emergência climática, mas também contribui para manter nossas praias utilizáveis para os soteropolitanos. No final, a depender do tipo e situação dos resíduos coletados nas barreiras, eles também podem ser reciclados. Não tem um rio correndo limpo em Salvador hoje”, afirmou André Fraga.
Ecobarreiras são estruturas flutuantes que retém o escoamento de resíduos que também flutuam nos rios, como materiais plásticos e descartáveis. Segundo o vereador, o equipamento pode ser feito de material reciclável, sendo a forma mais econômica de impedir que o lixo descartado nas águas alcance o mar.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 13 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos anualmente. “A medida é paliativa para evitar que resíduos sólidos cheguem ao mar, até que um verdadeiro programa de despoluição dos nossos rios seja empreendido”, disse o vereador.