Secretária defende Jerônimo sobre uso de fantasias no Carnaval: "O governador é um afro-indígena futurista"
Por Lula Bonfim / Anderson Ramos
A secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), Angela Guimarães saiu em defesa do governador Jerônimo Rodrigues em relação a polêmica envolvendo o uso de fantasias no Carnaval.
O gestor publicou em suas redes sociais algumas dicas do tipo de vestimentas que não devem ser usadas na folia de momo, por serem ofensivas a minorias. O tema gerou bastante controvérsia entre os internautas.
A secretária justificou que a postagem não tinha o intuito de "lacrar", afirmando que Jerônimo tem uma sensibilidade e uma escuta diferenciadas para esses temas.
"A afirmação que ele faz resulta de um acúmulo histórico desses movimentos. Embora uma parte do senso comum e da sociedade considere que seja mimimi, que estão querendo deixar o carnaval sem graça ou a vida sem graça, há grupos humanos que se sentem feridos em sua dignidade quando esse tipo de coisa é utilizada, como a blackface, a fantasia de indígena ou a tentativa de apelidar pessoas a partir do seu pertencimento étnico-racial que é ulitilizado", explicou.
"O governador é um afro-indígena futurista apontando para a sociedade que a gente pretende e tem a utopia de ter", completou.