Bolsa despenca mais após anúncio de Mercadante na presidência do BNDES
Por Leonardo Almeida
O mercado repercutiu negativamente o anúncio de Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta terça-feira (13). O principal índice da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa, despencou logo após o anúncio, que ocorreu por volta das 16h05, saindo do patamar dos 105 mil pontos e, neste momento, beirando os 104 mil pontos.
O mercado já repercutia negativamente a possibilidade de Mercadante no BNDES. Na última segunda-feira (12), a bolsa de valores encerrou com queda de 2,02%, aos 105.3436,33 pontos com os rumores.
O nome de Mercadante é visto com maus olhos pelos heads do mercado pela associação do economista com a recessão durante o mandato de Dilma Roussef (2010-2016). Ele chegou a ser o chefe-ministro da Casa Civil em 2014, ficando no cargo até 2015, quando ele retornou ao Ministério da Educação.
Os investidores afirmam que, ao longo do governo Dilma, as interferências nas estatais, o controle artificial dos preços da gasolina e energia elétrica, e a chamada “contabilidade criativa” nas contas do governo resultaram na alta da inflação, o que prejudicou o avanço da Economia no Brasil.
Além disso, especula-se que a escolha por Mercadante pode resultar na nomeação de um economista não-liberal para o Ministério da Economia, algo que também é mal visto pelo mercado.
