Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Geral

Notícia

Estação da Lapa: Primeiro terminal de autoatendimento da Delegacia Virtual na Bahia é inaugurado

Por Redação

Foto: Divulgação

A Estação da Lapa passa a contar com o primeiro terminal de autoatendimento da Delegacia Virtual na Bahia. O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (10), com as presenças do secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, da delegada geral, Heloísa Brito, do diretor presidente da Concessionária Nova Lapa, Zilney Campello, entre outras autoridades e representantes da Polícia Civil. 

 

O autosserviço está localizado no primeiro piso da estação e vai funcionar em sistema de implantação assistida, durante o mês de novembro, com o acompanhamento de policiais civis para orientar o cidadão.

 

Entre as opções disponibilizadas pela Delegacia Virtual, perda ou extravio de documento, serviço utilizado pelo primeiro cidadão a registar ocorrência no terminal. Jesimiel Santana, de 65 anos, aproveitou a facilidade, que vai beneficiar os mais de 500 mil usuários da Estação da Lapa, conforme ressaltou Zilney Campello. “É uma honra firmar esse termo de cooperação com a Polícia Civil, para a implantação do primeiro totem de autoatendimento da Delegacia Virtual na Bahia. Que essa iniciativa se multiplique por todo o nosso Estado”, afirmou.

 

Perda ou extravio de documento e/ou objeto foi a opção com o maior número de registros, contabilizando até o dia 8 de novembro mais de 62 mil ocorrências, seguidas dos crimes de estelionato, furto e roubo, com 43 mil, 25 mil e 17 mil boletins, respectivamente. Ao todo, no totem de autoatendimento, são 18 tipos de crimes, além de ocorrências não delituosas. 

 

A delegada geral Heloísa Brito reforçou a importância de instalar o equipamento em um local de grande fluxo de pessoas. “Nosso objetivo é aproximar o serviço da Polícia Judiciária à população. Levar esse serviço para quem mais precisa, com comodidade, já que não será necessário se deslocar a uma delegacia, nem gastar dados móveis de internet, para fazer o registro. Trata-se de um exercício de cidadania”.

 

O secretário Ricardo Mandarino corroborou a fala da delegada, destacando a Estação da Lapa enquanto um ponto estratégico da cidade de Salvador. “Essa é a estação mais importante e popular da capital baiana. E a instalação do terminal de autoatendimento é reflexo de um investimento em tecnologia que vem sendo realizado pelo Governo do Estado. Importante destacar que, entre os crimes que podem ser registrados, está o de racismo, com o qual devemos ser intoleráveis”, pontuou. 

 

Em pouco mais de um ano de funcionamento da Delegacia Virtual, que substituiu no dia 18 de outubro de 2021 a Delegacia Digital, mais de 185 mil ocorrências já foram registradas na plataforma, que compõe o sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), implantado em todas as unidades da Polícia Civil na Bahia.

Compartilhar