Em agosto, Região Metropolitana de Salvador tem 2ª deflação seguida
Por Redação
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, ficou em ficou em -0,17% na Região Metropolitana de Salvador (RMS) durante o mês de agosto.
O registro foi o menor para esse mês, na RMS, em quatro anos, desde 2018, quando havia ficado em -0,27%. O índice de agosto também mostrou uma segunda deflação seguida (redução média dos preços), mas em ritmo bem menor do que o registrado na queda histórica de julho (-1,06%).
A deflação (-0,17%) foi menos intensa do que a verificada no país como um todo (-0,36%) e só foi mais profunda do que a registrada na Região Metropolitana de São Paulo/SP (-0,01%).
No mês, a Grande Vitória/ES (0,46%) e as regiões metropolitanas de Belém/PA (0,18%) e Rio de Janeiro/RJ (0,01%) voltaram a apresentar altas médias da inflação, após a queda generalizada ocorrida em julho.
Com o resultado de agosto, o IPCA na RM Salvador acumulado em 2022 desacelerou pelo segundo mês consecutivo (aumentou menos do que no mês anterior), ficando em 5,30% (frente a 5,48% até julho). Continua acima do índice nacional (4,39%) e passou a ser o segundo maior do país (era o terceiro em julho).
Nos 12 meses encerrados em agosto, a inflação na RM Salvador está em 10,42% e também mostrou sua segunda desaceleração seguida (havia ficado em 11,38% nos 12 meses encerrados em julho). Continua, porém, acima do indicador nacional (8,73%) e se manteve a mais elevada do país pelo segundo mês consecutivo, sendo a única acima dos 10,00%.