Chuvas em Salvador atingem 103% do índice esperado para abril
Por Gabriel Lopes / Bruno Leite
As chuvas na capital baiana atingiram 103% do índice pluviométrico esperado pela gestão municipal para o mês de abril. De acordo com o prefeito Bruno Reis (UB), os registros da Defesa Civil da manhã desta terça-feira (19) apontaram a necessidade do acionamento de alertas em 8 áreas da cidade.
"Choveu 103% do que era esperado no mês de abril. Já tem oito áreas que acionamos o sistema de alerta e alarme para que as pessoas pudessem evacuar", disse o gestor à imprensa.
Segundo Bruno, nenhum incidente grave foi registrado desde sexta-feira (15), quando as chuvas começaram a cair sobre Salvador e região metropolitana.
"Teve essa contenção no Pero Vaz, que rompeu uma obra de mais de 30 anos, nossos técnicos estiveram lá e já estão fazendo o projeto básico para que possamos, com a máxima brevidade, recompor essa área e trazer segurança para a família", acrescentou.
A previsão para hoje é de que o nível pluviométrico atinja os 80 mm. Até o início da manhã já havia chovido mais da metade do quantitativo. "Ainda chove hoje, amanhã e a gente vem resistindo", indicou Bruno Reis.
Espera-se que a frente fria que está estacionada sobre a região se desfaça até a próxima quinta (21). A informou que o céu deve permanecer nublado com chuvas fracas a fortes, a qualquer hora do dia.
Ainda de acordo com a Codesal, em abril, já foram registrados acumulados de 238,8 mm na estação de referência em Ondina, 84% da média histórica que é de 284,9 mm.