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Neto assina ordem de serviço para trechos do BRT; investimento chega a R$ 240 mi

Por Lucas Arraz / Ailma Teixeira

Foto: Lucas Arraz / Bahia Notícias

Com 75% das obras do primeiro trecho do BRT (Bus Rapid Transit) concluídas, o prefeito ACM Neto (DEM) assinou a ordem de serviço para a construção do segundo e do terceiro trecho nesta segunda-feira (29). O primeiro liga o Parque da Cidade à região da Rodoviária.

 

A segunda etapa vai do Loteamento Cidade Jardim até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama. Com R$ 203,7 milhões, o Consórcio Engetec/PCE terá 28 meses para concluir a obra de 6,9 km de extensão.

 

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o cronograma prevê o aproveitamento das vias de ônibus convencionais da Av. Vasco da Gama e a implantação de novas vias exclusivas, além das estações Vasco da Gama, Ogunjá, Hospital Geral do Estado (HGE), Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim.

 

Essa etapa também inclui a construção de elevados e viadutos nos principais locais de cruzamento viário, especificamente na Rótula dos Barris, Av. Garibaldi/Rua Lucaia e Vale das Pedrinhas.

 

Já a terceira etapa, construída pela Engetec Construções e Montagem S/A, é o trecho que vai do Parque da Cidade até o Posto dos Namorados, na Pituba. Com 1,8 km de extensão, o investimento para a obra foi de R$ 37,6 milhões. A previsão de conclusão é em 11 meses, ou seja, maio de 2021. Serão três estações, uma no Parque da Cidade, outra no Itaigara e mais uma na Pituba.

 

OBRA COMPLEMENTAR

Na ocasião, o prefeito assinou ainda a ordem de serviço para uma obra complementar - a trincheira bidirecional, que vai ligar as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto. Com investimento de mais de R$ 42 milhões, a obra prevê a construção de uma via nova e subterrâneo, recapeamento de vias existentes, ajustes na passarela existente, drenagem, iluminação em LED, paisagismo e equipamentos urbanos. A construção será feita pelo Consórcio OAS/Future ATP dentro de 11 meses.

 

A partir dessa obra, a gestão pretende reduzir o fluxo intenso no trecho da pista marginal da Av. Tancredo Neves entre a Av. Magalhães Neto e a Rua José Peroba. O intuito é melhorar a fluidez no tráfego da região, priorizando o transporte coletivo e facilitando o acesso dos pedestres ao "miolo", com a ampliação da passarela já existente.

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