Irmã Dulce: Ópera, missa e churrasco integram programação de homenagens à Santa na Europa
Por Linda Gomes, do Vaticano
A trajetória de Irmã Dulce “transcende a religião” e não está restrita à Bahia. Prova disso são as manifestações religiosas e culturais que ocorrem até domingo, em diferentes partes do mundo até o dia oficial em que o Papa Francisco irá consagra-la como a primeira santa nascida no Brasil.
Já neste sábado (12), a religiosa baiana será homenageada em Barcelona, durante as celebrações da festa da Padroeira da Espanha, Nossa senhora do Pilar e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
O Sacerdote da Arquidiocese de Barcelona, Adilson Tolentino contou com exclusividade ao Bahia Notícias que a baiana será homenageada com uma missa especial, onde estarão presentes além dos espanhóis, portugueses e brasileiros que fazem parte da comunidade de fala portuguesa na cidade.
Além da parte sagrada, um churrasco para 250 pessoas também será oferecido dentro da programação.
Em Roma, o maestro Roberto La Borda, vai homenagear a santa com uma apresentação especial de sua ópera. Intitulada, ‘Ave Dulce-Ópera Irmã Dulce’, a obra lírica tem participação de mais de 25 músicos europeus.
La Borda também conversou com o BN antes da apresentação e revelou que compôs a música aos 16 anos, depois de acompanhar de perto a comoção da sociedade baiana com o falecimento da santa, em 1992.
A apresentação será patrocinada por órgãos públicos e privados e está restrita a autoridades brasileiras, como o vice-presidente Hamilton Mourão, José Serra e José Sarney, este último, que foi um dos responsáveis por indicar a Santa Dulce dos Pobres ao prêmio Nobel da Paz em 1988.
O artista plástico Félix Sampaio, que produziu a famosa escultura de Irmã Dulce que fica na sede das Obras Sociais, em Salvador, também exibirá seus quadros de homenagem a ela na sede da Embaixada do Brasil de Roma, a partir das 17h.
