Vídeo-Polícia: Projeto permite reconhecimento facial e compartilhamento de dados
Por João Brandão / Ailma Teixeira
Com o objetivo de reduzir os índices de violência no Estado, o governador Rui Costa (PT) lançou o projeto Vídeo-Polícia - Mais Inteligência na Segurança na manhã desta terça-feira (18). Trata-se de um sistema de videomonitoramento inteligente que possibilita o reconhecimento facial de pessoas, placas veiculares e o compartilhamento de banco de dados entre outras funcionalidades.
"A Bahia está inovando e tem que inovar", exalta Rui. "A tecnologia pode trazer eficiência, rapidez e melhor serviço público, inclusive na segurança porque ela otimiza recursos materiais, otimiza recursos humanos e, ao invés de ter uma viatura ou centenas de viaturas — nós temos, ao todo, duas mil viaturas no estado (...) —, você tem as câmeras monitorando e a polícia apenas posicionada no local estratégico pra dar resposta imediata quando [o crime] for diagnosticado", acrescenta.
Todo o projeto, que vai funcionar como um piloto, contou com investimento de R$ 18 milhões. Com ele, 300 novas câmeras também serão agregadas ao parque já existente no estado.
Após esse lançamento, em janeiro, o governo pretende lançar uma licitação para expandir a tecnologia de reconhecimento facial a escolas e unidades de saúde (saiba mais aqui).