Bretas converte em preventiva prisão de chefe da GE na América Latina
O principal executivo da GE na América Latina, Daurio Speranzini Junior, teve a prisão temporária convertida em preventiva nesta sexta-feira (6). A decisão foi do juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Com a conversão, a prisão não tem mais prazo para acabar.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Bretas baseou a determinação em um dossiê encontrado na casa do executivo sobre um ex-funcionário da Dixtal, empresa adquirida pela Philips.
Speranzini Junior é alvo da Operação Ressonância, principalmente por causa de fatos relacionados ao período em que esteve na Philips, até 2010. Foi este ex-funcionário que reportou ao setor de compliance fraudes na venda de equipamentos da Philips ao Ministério da Saúde. Ainda segundo ele, a empresa não tomou atitude alguma para evitar as irregularidades.
O depoimento da testemunha ao Ministério Público Federal (MPF) foi uma das bases para a prisão do executivo.
