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Salvador deve ganhar em 90 dias novo sistema de bicicletas compartilhadas

Por Estela Marques

Foto: Divulgação / Salvador Vai de Bike

A capital baiana deve ganhar até abril um novo sistema de bicicletas compartilhadas. Na última quarta-feira (17), a Empresa Salvador Turismo (Saltur) assinou contrato de permissão de uso com a empresa M1 Transportes Sustentáveis para operacionalizar o sistema nos próximos cinco anos. Conforme informações do edital de concorrência pública, a permissionária deverá instalar pelo menos 50 estações, com pelo menos 400 bicicletas, em seis regiões da cidade: 1) Barra, Ondina, Rio Vermelho e Amaralina; 2) Pituba, Itaigara, Brotas, Candeal, Stiep e Costa Azul; 3) Boca do Rio, Imbuí, Doron, Resgate, Cabula, Pernambués e Saboeiro; 4) Patamares, Piatã, Itapuã e Stella Maris; 5) Graça, Garcia, Garibaldi, Centro, Barris, Lapa, Tororó, Brotas, Vila Laura e Luís Anselmo; 6) Península Itapagipana, Uruguai, Lobato, Plataforma, Periperi, Paripe e Tubarão. A M1 Transportes tem até 30 dias, a partir da assinatura do contrato, para apresentar o projeto de implantação das estações; mais 60 dias a partir do mesmo período para implantar as estações e as centrais de monitoramento e atendimento ao usuário. A disponibilização das bicicletas deve ocorrer em até 90 dias. O uso do sistema está liberado mediante pagamento, que pode ser feito por dia, mês ou ano. As tarifas máximas estabelecidas nos primeiros 24 meses de operação são R$ 8 por dia, R$ 10 mensal e R$ 100 anual. Depois desse prazo, nos 36 meses seguintes poderão ser operadas as seguintes taxas: até R$ 8 o dia, R$ 15 três dias, R$ 20 o mês e R$ 120 ao ano. Os usuários poderão utilizar as bicicletas compartilhadas em viagens de até 45 minutos de segunda a sexta-feira e de 90 minutos nos finais de semana, das 5h às 22h30. Os primeiros 30 minutos excedentes custarão tarifa extra de R$ 3, e R$ 5 para cada meia-hora excedente posterior. Deverá haver a possibilidade de vincular o benefício aos estudantes do Salvador Card. O sistema de bicicletas compartilhadas se assemelha àquela ação do Movimento Salvador Vai de Bike, no qual eram disponibilizadas as bicicletas laranjas do Itaú. 

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