Impasse sobre terminal de ônibus vai forçar construção de viadutos na região do aeroporto
Por Guilherme Ferreira
O impasse sobre o local da construção de um terminal de ônibus integrado com o metrô vai forçar a construção de viadutos e a ampliação de outros já existentes na região do Aeroporto Internacional de Salvador. Segundo o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, a localização exata de onde vai ficar o terminal de ônibus ainda não foi definida. No entanto, ele deve ser construído na saída do aeroporto, o que dificulta o acesso dos coletivos, principalmente para os que trafegam no sentido Lauro de Freitas-Salvador. A prefeitura de Lauro de Freitas recusou a proposta para construção do terminal de ônibus no canteiro central entre as duas pistas da Estrada do Coco. No local, foi inaugurado em dezembro do ano passado um monumento de entrada para a cidade da região metropolitana de Salvador. "O trem vai passar, no sentido Salvador-Lauro de Freitas, à direita da Estrada do Coco. Se a gente colocar o terminal mais à direita ainda, nós vamos ter entre o viário - que é a Estrada do Coco - e o terminal, a linha do trem no meio. Então nós vamos ter que encontrar uma solução. Por isso a gente inicialmente propôs o terminal do lado esquerdo [onde está o monumento]", afirmou Valença. Segundo ele, a CCR já apresentou quatro propostas para a localização do terminal de ônibus integrado com a estação aeroporto do metrô, "todas mais ou menos no mesmo lugar, com algumas diferenças arquitetônicas e principalmente do processo viário". As opções serão discutidas entre o governo do estado e a prefeitura de Lauro de Freitas para que seja tomada a decisão. "Ficou bonito, foi preservado o monumento. Por outro lado, como é que eu levo os ônibus para dentro desse terminal? Vou ter que construir viadutos. Em algum momento o ônibus tem cruzar a linha do trem para chegar no terminal. Ele vai descer aquele viaduto na frente do Shopping Salvador Norte e a linha do trem vai estar à direita. Ele tem que cruzar a linha do trem para entrar no terminal", detalha. De acordo com o presidente da CCR Bahia, ainda não há uma definição precisa sobre quais e quantas intervenções viárias devem ser feitas na região para o prosseguimento da instalação do metrô. A criação da linha 2 já prevê a construção de outros três retornos viários na forma de viadutos na Avenida Paralela. Eles ficarão na região de Flamboyant, perto da Ferreira Costa; na região do Tamburugy, perto do Shopping Paralela; e na região de acesso à praia de Stella Maris. A CCR planeja que os dois primeiros estejam prontos já até o final deste ano, quando a linha 2 já deverá estar funcionando até a estação em Mussurunga.