Cachorro morre e outro fica em estado grave após serem baleados em zona rural de Serrinha
Por Redação
Um cachorro morreu e outro ficou ferido após serem vítimas de maus-tratos com disparos de espingarda em Serrinha, na região sisaleira. O caso foi descoberto no último sábado (7), após uma denúncia anônima indicar que animais estavam sendo alvo de tiros na localidade.
De acordo com a prefeitura, a ocorrência mobilizou a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a equipe do Centro de Apoio aos Animais (Caat) e a ONG Patas de Amor Serrinha, responsável por receber a denúncia.
Ao chegarem ao local, situado na região do Tabuleiro da Bela Vista, zona rural do município, as equipes encontraram um dos cães sem vida e outro em estado grave. O animal sobrevivente foi resgatado e levado com urgência para uma clínica veterinária particular. Exames de raio-x apontaram que a cadela foi atingida por 43 chumbinhos, tipo de munição usada em espingardas, espalhados pelo corpo e próximos a órgãos vitais.
Apesar da gravidade, a cadela não corre risco de morte e segue sob tratamento veterinário especializado, atualmente sob tutela da ONG.
A protetora Jarnelle Brito alertou para a gravidade do ataque. “Se tivesse atingido algum órgão vital, teria matado mais um animal inocente”, afirmou.
Em nota, a prefeitura de Serrinha repudiou o crime de maus-tratos contra animais e informou que a cadela será castrada pelo Caat e, após a recuperação, ficará disponível para adoção responsável. A Secretaria de Meio Ambiente do município informou que a autoria do crime ainda é desconhecida e pediu o apoio da população para denunciar casos semelhantes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (75) 99256-6768.
A ONG Patas de Amor Serrinha informou que pretende registrar boletim de ocorrência a partir desta terça-feira (10).