Estelionatários enganam candidatos com golpe de falso emprego em Jacobina e Caém
Por Redação
Um golpe envolvendo falsas oportunidades de trabalho tem feito vítimas nas cidades de Jacobina e Caém, na região da Chapada Diamantina. Os criminosos estão utilizando perfis falsos em redes sociais para se passarem por recrutadores de uma farmácia conhecida na região, atraindo pessoas que buscam recolocação no mercado de trabalho e cobrando taxas por cursos inexistentes.
O esquema detalhado foi revelado pelo portal Augusto Urgente, parceiro local do Bahia Notícias, e funciona por um perfil falso no Instagram que utiliza o nome e a identidade visual de uma farmácia situada na Rua Manoel Novaes, em Jacobina. As vagas são divulgadas por meio do Instagram nos “Stories”, atraindo o interesse de candidatos.
MODUS OPERANDI
Após um contato inicial por e-mail, a conversa é migrada para o WhatsApp, onde um suposto representante da empresa "Conecta Cursos" assume o atendimento. Na a abordagem, o estelionatário questiona se o candidato possui curso de atendente de farmácia.
Diante da negativa, ele oferece uma capacitação rápida mediante pagamento via Pix. Relatos indicam que as vítimas tiveram prejuízos de R$ 147 e R$ 167 para garantir a suposta vaga. Após o pagamento, os criminosos enviam uma apostila digital e um certificado em PDF para dar aparência de legitimidade ao processo.
Entretanto, após o envio do certificado, os golpistas interrompem qualquer comunicação e bloqueiam as vítimas. Até o momento, duas pessoas formalizaram a queixa de que foram enganadas.
As autoridades orientam que os cidadãos desconfiem de processos seletivos que exijam qualquer tipo de pagamento ou contratação de cursos específicos como condição para a contratação.