Mulher sepulta feto errado após aborto espontâneo na Bahia; funcionária de hospital é afastada
Por Redação
Uma moradora de Irecê, no Centro Norte, descobriu que havia enterrado o feto errado após sofrer um aborto espontâneo. O caso ocorreu no Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho e segue investigado pela Polícia Civil e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Segundo o G1, a mulher sofreu o aborto no dia 12 de novembro. Dois dias depois, o hospital liberou o feto para sepultamento, realizado pela família. No dia seguinte, um funcionário da unidade entrou em contato, pedindo o retorno do casal. Ao chegar ao local, os pais foram informados da troca e que o feto entregue não era o do feto deles.
Com isso, a família autorizou a exumação e realizou um novo sepultamento, desta vez com o feto correto. Ainda segundo informações, a 1ª Delegacia de Irecê já iniciou as investigações, ouvindo testemunhas. Outras diligências devem ser feitas para esclarecer o ocorrido.
Devido ao ocorrido, a Sesab também abriu uma sindicância para apurar o erro. Segundo o órgão, a direção do hospital, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), identificou uma falha na conferência da identificação de um natimorto.
Assim que percebeu o equívoco, a unidade acionou a polícia, contatou o cemitério e as famílias envolvidas, realizou a troca dos fetos e prestou assistência aos parentes. A colaboradora responsável pela liberação foi afastada preventivamente até a conclusão das apurações.
A pasta prometeu ainda que vai reforçar os protocolos de segurança e de identificação para evitar outros casos.