Com sinais de aeroporto no Conde, aeródromo de Massarandupió tem plano de proteção publicado
Por Maurício Leiro / Francis Juliano
O aeródromo de Massarandupió, destino turístico em Entre Rios, no Litoral Norte da Bahia, teve seu Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) publicado nesta quarta-feira (29). A portaria autoriza a elaboração do plano, que define regras de uso do solo e limitações de construção ao redor da área para garantir a segurança das operações aéreas.
O PBZPA tem como objetivo manter o espaço aéreo livre de obstáculos, evitando riscos para aeronaves e para a segurança de voo. A norma estabelece restrições para edificações, antenas e linhas de transmissão que possam interferir nas atividades do aeródromo.
Além de garantir segurança operacional, o plano também busca conciliar o crescimento urbano e econômico da região com o funcionamento da infraestrutura aeroportuária.
CONDE
A publicação ocorre em meio às discussões sobre a construção de um novo aeroporto no Conde, também no Litoral Norte baiano. O projeto tem sido debatido desde 2020 e prevê a instalação do terminal em uma área próxima ao antigo aterro sanitário, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Litoral Norte.
Esse novo aeroporto seria implantado por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal, com gestão prevista para a Vinci Airports, atual administradora do Aeroporto Internacional de Salvador.