Vereadores de cidade baiana articulam CPI; caso ocorreu após fala de ex-legislador e foto de uísque em gabinete de prefeito
Por Redação
A agitação política de Retirolândia, na região sisaleira, ganhou força nos últimos dias após declarações do advogado e ex-vereador Áquiles Nereu. Em uma live, ele apontou supostas irregularidades na gestão municipal, sobretudo no setor de saúde, o que levou vereadores de oposição a anunciarem a intenção de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Conforme o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, Nereu afirmou que um contrato firmado pela prefeitura com o Instituto Strategic, sediado em Salvador, apresenta indícios de pagamentos indevidos e possíveis superfaturamentos. Ele também disse que uma nota fiscal teria sido emitida com valor acima do necessário para cobrir honorários médicos.
No último fim de semana repercutiu um relato de que o prefeito de Retirolândia, Guene (PSB), tinha encerrado o contrato com o escritório de advocacia de Nereu, após publicação de uma foto com um litro de uísque que ele teria registrado dentro do gabinete do prefeito.
Foto: Reprodução / Calila Notícias
Na mesma live, Nereu declarou que o assunto da foto estava sendo usado como uma “cortina de fumaça” para esconder problemas na saúde, com suspeita de irregularidades em pagamentos indevidos a partir de um contrato com o Instituto Strategic.
Devido ao caso, o vereador Sandro da Vargem (PT) prometeu protocolar, junto com outros colegas, o pedido de criação da CPI nos próximos dias. Também integram a bancada de oposição os vereadores Hugo da Economia (PT), Reinan da Coreia (PSD), Néia da Saúde (PSD) e Dhon do ACM (PCdoB), este último presidente da Câmara Municipal.
Da base do prefeito Guene, o vereador Beto do Ônibus (PSD) afirmou que ainda não definiu posição sobre o caso e que prefere aguardar o andamento das discussões antes de se pronunciar.
Com a articulação da oposição, a expectativa é que o pedido de CPI seja protocolado ainda esta semana, o que aumenta a pressão política sobre a gestão municipal.