Suspeito de execução de Mãe Bernadete preso nesta sexta integrava Baralho do Crime, diz SSP-BA
Por Redação
Preso nesta sexta-feira (12) em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Josevan Dionísio dos Santos, o “BZ”, era identificado como o Nove de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Momento que BZ foi preso após fazer parentes de reféns / Foto: Reprodução / TV Bahia
Segundo a pasta, BZ é apontado como o executor do homicídio da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, ocorrido em 17 de agosto de 2023, no território do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho.
Na ocasião, homens armados invadiram a residência da vítima, que era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), e a executaram dentro do imóvel. Durante a ação desta sexta, o acusado manteve como reféns a companheira e os dois filhos.
Mãe Bernadete / Foto: Divulgação / Conaq
As vítimas foram libertadas após negociação com equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), com apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
Durante a ação, dois mandados de busca também foram cumpridos contra o acusado, o que resultou na apreensão de uma pistola calibre 9mm, de fabricação turca, com numeração raspada foi apreendida.
ÚLTIMO FORAGIDO
No inquérito que apura a morte da ialorixá, seis pessoas foram indiciadas pelo homicídio, sendo cinco presas. Um último envolvido, conhecido como “Maquinista”, permanece foragido e é procurado pela polícia.
Foto: Divulgação / SSP-BA
Ainda segundo a SSP-BA, além do assassinato de Mãe Bernadete, Josevan também é investigado por integrar um grupo criminoso com atuação em Simões Filho e região, envolvido em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Após ser detido, ele foi conduzido à sede do Denarc, onde passou pelos exames legais e permanece custodiado à disposição da Justiça.
Ainda segundo a SSP-BA, qualquer informação sobre o paradeiro de Marilio dos Santos, o “Maquinista”, podem ser enviados através do telefone 181 ou pelo site www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br. O anonimato é garantido por lei.