Juazeiro: Apoiado pela Federação Brasil da Esperança, Andrei é eleito com 48% dos votos válidos
Por Eduarda Pinto
O candidato apoiado pela Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB), Andrei, conhecido como “Andrei da Caixa” (MBD), foi eleito prefeito de Juazeiro, no norte baiano, com 48,85% dos votos válidos. Em uma disputa acirrada na terra das carrancas, Andrei abriu margem de apenas 3,38% para a segunda colocada, a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), que obteve 45,47% dos votos válidos.
A eleição em Juazeiro, que é o 5º maior eleitorado da Bahia, estava indefinida até pouco tempo. O prefeito eleito, Andrei (MDB), foi considerado um azarão durante toda a pré-campanha eleitoral, enquanto os candidatos da Federação disputavam entre si pela vaga na disputa. Ao final do prazo de homologação para as candidaturas, os três partidos recuaram e, pondo fim à disputa, decidiram apoiar o candidato do MDB.
A partir disso, o Isaac de Carvalho, que tentou se candidatar como postulante do PT, dedicou o período eleitoral a apoiar a candidatura do sobrinho, Celso Carvalho (PSD), sobrinho do ex-prefeito Isaac de Carvalho, que arraigou apenas 5,39% dos votos neste domingo (6). Por fim, o candidato do PP, sigla que antes fazia parte da base eleitoral da atual prefeita, Márcio Jandir também lutou por uma candidatura própria e ao final da apuração, ficou na lanterna com 0,29% dos votos.
Entre os vereadores eleitos em Juazeiro, o candidato Drº Allan Jones (PDT), foi o mais votado com 4.179 mil votos, seguido por Hitallo Marcelinho (União) e Berg da Carnaíba (PSDB), com 2.831 e 2.814 respectivamente.