Com nova dança das cadeiras, Câmara de Ilhéus tem novo presidente
Por Camila São José / Francis Juliano
Após diversas reviravoltas, a Câmara de Ilhéus, no Litoral Sul, tem um novo presidente. Trata-se de Paulo Carqueja (PSD). O edil foi eleito com 18 votos dos 21 possíveis e vai presidir a Casa até o final do ano que vem. Nesta segunda-feira (14), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) comunicou a suspensão do pleito que tinha elegido Abraão Oliveira dos Santos (PDT) em 21 de dezembro do ano passado e ordenado nova eleição.
Quarto mais votado nas eleições de 2020, Carqueja é aliado do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o Marão (PSD), assim como eram Abraão Oliveira dos Santos e Jerbson Moraes (PSD), o último presidente da Câmara e responsável pela eleição contestada.
Os dois legisladores romperam com Marão em março deste ano devido a divergências sobre o pleito na Casa. Opositores a Jerbson Moraes acionaram a Justiça, o acusando de cometer irregularidades, passando por cima do regimento na eleição de dezembro.
As acusações iam de não respeitar o caráter de votação secreta e o fato de os votantes terem redigido a mão o nome dos candidatos. (Atualizado às 9h42)