MP-BA inicia planejamento preventivo para o Carnaval 2026 com reunião de órgãos públicos e privados
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), realizou uma reunião na tarde da segunda-feira (12), deu início aos preparativos oficiais para o Carnaval 2026. O encontro, segundo o órgão, tem caráter preventivo e reuniu representantes de diversos órgãos públicos e empresas com o objetivo de alinhar ações e antecipar soluções para a festividade.
A iniciativa foi conduzida pelos promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues, coordenadores do Plantão do Carnaval 2026 do MP-BA. Segundo Ferrari, a reunião visa aproximar as instituições que atuam no evento. "Nosso objetivo é antecipar problemas e ressaltar a necessidade de atuação conjunta e coordenada entre o MP-BA, Estado, Município e demais atores envolvidos", afirmou. Ele destacou que a festa "é uma rede interligada de diversas instituições e essa atuação de forma coordenada é vital para que a festa aconteça com segurança e que sejam assegurados os direitos a todos os foliões".
O promotor Audo Rodrigues ressaltou a consolidação do modelo de diálogo adotado nos últimos dois anos. "Nosso papel é colaborar, ouvir e manter um diálogo constante. Esse encontro formal inaugura um período de contato permanente, com canais abertos para tratar exclusivamente das demandas do Carnaval", disse.
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, que participou da reunião, afirmou que "quando realizamos um trabalho articulado, que compartilha tarefas e avaliações, temos mais chances de acertar e de corrigir rapidamente eventuais problemas". Ele também mencionou a prioridade dada pelo Governo do Estado à agenda de direitos no Carnaval, com foco nas condições de trabalho de ambulantes, cordeiros e catadores de materiais recicláveis.
O comandante de Operações da Polícia Militar, coronel Sérgio Simões, informou que a corporação manterá o modelo de policiamento dos anos anteriores, com mais de 50 postos de abordagem e zonas de acesso. "Esse momento de reunir todos os órgãos governamentais e não governamentais é extremamente importante para que o trabalho seja cada vez melhor", pontuou.
Estiveram presentes no encontro representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Polícia Judiciária, da Saltur, da Subsecretaria Municipal de Manutenção da Cidade, da Polícia Civil, das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo e de Ordem Pública, da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, além de integrantes da Transalvador, Neoenergia e Codecon.
