DPU terá atendimento presencial e gratuito em Jequié a partir de setembro
Diante do plano de ampliação da área de atuação e a criação de núcleos regionais de atendimento, a Defensoria Pública da União (DPU) contará com atendimento presencial a partir do dia 3 de setembro em Jequié, no sudoeste da Bahia, cidade de cerca de 160 mil habitantes.
O órgão funcionará das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que funciona na rua da Itália, nº 06, Centro.
Por lá serão atendidas demandas que envolvam a União e seus órgãos, autarquias, empresas públicas ou fundações públicas federais. Entre os casos mais atendidos pela DPU estão os problemas na concessão de benefícios assistenciais ou previdenciários, como auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, benefício de prestação continuada (BPC-Loas), entre outros, negados ou suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); questões relacionadas a programas habitacionais ou educacionais gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF); e a demora ou negativa de acesso a medicamentos e tratamentos de saúde de alto custo.
Cidadãos de outros 36 municípios do entorno de Jequié também poderão buscar atendimento no novo endereço:
-
Aiquara
-
Apuarema
-
Barra do Rocha
-
Brejões
-
Contendas do Sincorá
-
Cravolândia
-
Dário Meira
-
Ibicoara
-
Ibiquera
-
Ibirataia
-
Ipiaú
-
Irajuba
-
Iramaia
-
Itaeté
-
Itagi
-
Itagibá
-
Itamari
-
Itaquara
-
Itiruçu
-
Jaguaquara
-
Jequié
-
Jiquiriçá
-
Jitaúna
-
Lafaiete Coutinho
-
Laje
-
Lajedo do Tabocal
-
Manoel Vitorino
-
Maracás
-
Marcionílio Souza
-
Mutuípe
-
Nova Ibiá
-
Nova Itarana
-
Piatã
-
Planaltino
-
Santa Inês
-
São Miguel das Matas
-
Ubaíra
Na Bahia, outras duas regiões também passaram a contar com a cobertura da DPU em 2024: Ilhéus e Itabuna. Esses dois núcleos abrangem outras 47 cidades baianas.
Na região de Ilhéus, os atendimentos estão sendo realizados apenas de forma remota, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, por meio do endereço de email regional.bahia@dpu.def.br e pelo WhatsApp (73) 98219-2067 (apenas áudio e texto). Já em Itabuna, além desses contatos, os cidadãos podem receber atendimento presencial da DPU nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos de casa.
