Justiça determina que Bloco Crocodilo, com Daniela Mercury, volte a abrir desfiles no Circuito Barra-Ondina
Por Redação
Uma decisão da Justiça da Bahia determinou que o Bloco Crocodilo, liderado pela cantora Daniela Mercury, volte a ser o primeiro a desfilar no Circuito Barra-Ondina. A liminar foi concedida pelo juiz plantonista Murillo David Brito. Caso a decisão não seja revertida, o bloco abrirá os desfiles do Circuito Dodô no domingo (15) e na segunda-feira (16), a partir das 15h30.
A vitória, segundo a cantora, retoma a "posição histórica no circuito". Mercury e o Bloco Crocodilo foram os pioneiros no Circuito Barra-Ondina, inaugurando o trajeto em 1996. A decisão se baseia no critério de antiguidade, previsto no regulamento do próprio Carnaval, que estabelece a ordem de desfile dos blocos.

Foto: Acervo Canto da Cidade
A direção do bloco decidiu buscar a Justiça após o trio ser deslocado para horários mais tardios. O magistrado responsável pelo caso destacou ainda o princípio da segurança jurídica, uma vez que o bloco desfila de forma ininterrupta no circuito desde a sua criação.
Com a decisão, o Conselho Municipal do Carnaval (COMCAR) e a Saltur ficam obrigados a restabelecer imediatamente a ordem de desfile, garantindo ao Bloco Crocodilo a primeira posição nos dias em que se apresentar. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária no valor de R$ 100 mil.

Foto: Acervo Canto da Cidade
Em comunicado aos associados, a organização do bloco orienta que os foliões cheguem cedo para acompanhar o desfile desde o início. Na segunda-feira de Carnaval, o Bloco Crocodilo sairá no formato de pipoca, em celebração aos 30 anos do Circuito Barra-Ondina e da trajetória do bloco como pioneiro no local. Neste dia, a organização convidou o público a utilizar abadás antigos durante a festa.
