Novo projeto de IZA mergulha no reggae com parceria de Rafa Chagas em composições
Por Laiane Apresentação
Uma nova era se inicia para a cantora IZA. Após projetos que marcaram sua carreira com sucessos como “Pesadão”, “Meu Talismã” e “Que se vá”, a artista se prepara para uma nova aventura musical. Dessa vez mergulhando de cabeça no reggae e no afrobeats.
Nesta quinta-feira (18), a cantora lançou dois singles, acompanhados de visualizers, que abrem passagem para a nova fase: “Caos e Sal” e “Tão Bonito”, o primeiro sendo um presente do baiano Rafa Chagas, com colaboração de Nave e Fejuca, dupla que também está presente no segundo single.
A nova era já havia sido introduzida no show da cantora durante o festival The Town, em São Paulo, onde chegou a contar com a participação da banda de samba-reggae baiana Olodum.
Em coletiva de imprensa na última quarta, IZA contou ao Bahia Notícias que a estado é como um “celeiro cultural do reggae”, um reggae que “só existe aqui [na Bahia]” e suas experiências vividas no estado junto a músicas de artistas baianos inspiraram na construção do novo álbum.
A parceria com o estado está em especial junto ao cantor e compositor Rafa Chagas, dono de sucessos como “Zona de Perigo”. Além de “Caos e Sal”, outras três composições do artista estarão no álbum final, ainda sem previsão de lançamento. Dentre elas, está uma releitura da discografia de Chagas, que está nas mãos da cantora há 5 anos.
“Ele é um artista que está participando muito desse novo momento e eu tenho certeza que ele tá me abençoando com toda sua ancestralidade baiana, com toda sua criatividade. E tá trazendo para mim uma estética que eu só consigo realmente me aprofundar por toda a expertise que ele tem”, declarou a cantora.
Para IZA, o Reggae é um estilo democrático que engloba vários gêneros como R&B, soul e até o gospel. Além de convocar a consciência e provocar a crítica e ser um estilo musical presente em sua vida há tanto tempo.
O desejo de mergulhar nesse gênero surgiu durante sua maternidade. Mãe de primeira viagem, a cantora deu à luz a Nala em outubro de 2024. "Sem contar que é algo que me faz voltar às raízes, é algo que me conecta com a Izabela de sempre, com a IZA que começou", explicou.