Kleber Mendonça Filho compartilha registros de passeio por Salvador e protesto de moradores do Carmo
Por Redação
O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho esteve em Salvador para participar do Panorama Internacional Coisa de Cinema, que fez uma sessão especial do primeiro longa do cineasta, 'O Som ao Redor', de 2012.
Na capital, além do bate-papo com o público após a exibição do filme, o cineasta aproveitou para passear pela capital baiana e visitar alguns pontos turísticos da cidade.
Entre os registros compartilhados estavam fotos do Elevador Lacerda, da Fundação Casa de Jorge Amado e um que chamou a atenção do público, uma foto do Santo Antônio Além do Carmo com um protesto feito pelos moradores do local.
Nas fachadas da casa, os dizeres "aqui mora gente", protesto dos moradores que afirmam que os eventos realizados no bairro causam impacto direto na qualidade de vida da comunidade.
"Não é só especulação, Kleber. É também falta de respeito de alguns frequentadores. Mijam na porta das casas. Ficam com seus sons alto até altas horas da madrugada qualquer dia da semana. Usam seu batente de motel. Cresci nesse bairro. Minha mãe idosa mora aí. Maioria dos moradores são octagenaros que passaram vida inteira aí. Não reclamam das festa e movimento. Mas dos abusos", relatou uma internauta.
Em fevereiro, dois eventos na região foram cancelados em respeito a comunidade, um deles era a comemoração de 40 anos da Banda Eva.
Neste ano, o Carnaval no Santo Antônio Além do Carmo contou com proibições após queixas por parte dos moradores e recomendações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em um documento assinado pela promotora Cristina Seixas.
De acordo com a Prefeitura, os moradores, que tem grande número de idosos, criticam o abuso na emissão de ruídos, além do horário dos eventos, da sujeira na rua e da falta de segurança na região.