Iphan diz que show de Bell teve caráter cultural e cumpriu exigências do órgão
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que a live de Carnaval liderada pelo cantor Bell Marques no último domingo (14) cumpriu com todas as exigências para se apresentar no Forte São Marcelo. Não houve nenhuma contrapartida oferecida pelo artista pela apresentação, como é comum nesses casos (leia mais aqui).
Em nota enviada ao Bahia Notícias, o órgão apontou que foram ouvidos especialistas da área técnica e da Advocacia Geral da União – já que o Iphan é um órgão ligado ao governo federal –, “que se manifestaram pela possibilidade da concessão da autorização do evento, tendo em vista seu caráter cultural, o curto prazo de duração e o fato de as estruturas montadas não trazerem danos ao bem protegido”.
O show estava marcado para o Farol da Barra, mas a Prefeitura Municipal sugeriu a alteração do local para evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus (veja aqui). “O requerente – RP Produção e Edição Musical LTDA – protocolou pedido para a realização das gravações no final do mês de janeiro de 2021 no Forte de São Marcelo, juntando toda a documentação técnica necessária à avaliação do pedido, incluindo estruturas a serem montadas”, diz a nota enviada ao BN.

