Foi pênalti? Veja o lance que gerou revolta do Flamengo contra o São Paulo na estreia do Brasileirão 2026
Por Redação
Flamengo e São Paulo fizeram o jogo mais aguardado da última quarta-feira (28), pela estreia do Campeonato Brasileiro de 2026, no MorumBIS. De um lado, o clube campeão brasileiro e da América, e o mais valioso do país; do outro, um gigante adormecido que busca conter danos para que crises internas não se alastrem cada vez mais. No entanto, o embate acabou ganhando um terceiro protagonista ao fim do jogo: a arbitragem.
Ao final da partida, que terminou com o placar de 2 a 1 para o Soberano, o Rubro-Negro Carioca ficou na bronca com o árbitro Wilton Pereira Sampaio por não assinalar um pênalti no último lance. O lance em questão aconteceu aos 51 minutos da segunda etapa: Léo Pereira cruzou na área, Gonzalo Plata cabeceou e Rafael espalmou para o canto direito. Arrascaeta, livre na sobra, chutou na rede pelo lado de fora, mas acabou caindo logo em seguida. Assista:
De acordo com o uruguaio e seus companheiros, houve um toque de Alan Franco, zagueiro do São Paulo, por trás do camisa 10 do Flamengo. Apesar da forte reclamação, o VAR não foi acionado e a partida foi encerrada. Hoje comentarista na Rede Globo, emissora que transmitiu o confronto, o ex-áribtro Paulo César de Oliveira argumentou que houve penalidade.
"A regra fala que o jogador precisa ter cuidado quando está atrás do adversário; é preciso ter precaução. Tem o toque embaixo que, de acordo com a regra, é a chamada imprudência”, disse o analista.
"A imprudência significa falta de atenção ou precaução ao disputar uma jogada. Ao dar esse toque na perna do Arrascaeta, Alan Franco interfere na passada do jogador. Eu considero pênalti e o VAR deveria ter recomendado a revisão", completou.
Com o resultado, o mandante São Paulo somou os primeiros três pontos no Brasileirão 2026, enquanto o Flamengo largou com derrota.
Agora, o clube rubro-negro se prepara para enfrentar o Corinthians, pela Supercopa Rei, neste domingo (1º), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o Tricolor Paulista terá pela frente o clássico San-São pelo Campeonato Paulista; a partida ocorre novamente no MorumBIS, contra o Santos, neste sábado (31), às 20h30.
Confira abaixo a classificação momentânea da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, junto aos resultados da última quarta-feira, com dados fornecidos pela Data Factory, parceira do Bahia Notícias:
