Ex-presidente do Flamengo faz proposta milionária pela SAF do Confiança, algoz do Vitória na Copa do Nordeste
Por Redação
Adepto ao modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) desde os tempos em que presidia o Flamengo, entre 2019 e 2024, Rodolfo Landim mira o futebol nordestino para fazer seu primeiro investimento.
O ex-presidente do Flamengo, formalizou na última quinta-feira (10) uma proposta para adquirir a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Associação Desportiva Confiança, clube sergipano que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e está nas semifinais da Copa do Nordeste de 2025, após eliminar o Vitória nas quartas de final, no Estádio Manoel Barradas.
A informação foi divulgada pelo ge.globo. A oferta foi feita por meio do “Consórcio Dragão”, liderado por Landim e composto também por outros empresários, incluindo Gustavo Oliveira, ex-vice-presidente de comunicação e marketing do Flamengo.
O grupo apresentou uma proposta de R$ 500 milhões para investimento no clube pelos próximos dez anos. O plano engloba a construção de um novo Centro de Treinamento, modernização do estádio Sabino Ribeiro, desenvolvimento das categorias de base com metodologia própria, ampliação do programa de sócio-torcedor, parcerias com o governo local, monetização de ativos digitais e investimento direto no elenco profissional e na gestão do futebol.
Apesar da venda da SAF, a associação civil do Confiança manteria 22% das ações e teria poder de veto sobre elementos imateriais como nome, cores, escudo, mascote, hino e sede do clube. O projeto tem como base três pilares:
- Estabilidade: equalização de dívidas, modernização da estrutura e profissionalização da gestão;
- Competitividade: atingir a Série B em até três anos e disputar o acesso à elite nacional;
- Sustentabilidade e expansão: transformar o Confiança em referência regional na formação de atletas e em modelo de gestão.
“O futebol brasileiro está vivendo uma transformação profunda. Os clubes que entenderem a importância da profissionalização, da governança e da visão de longo prazo sairão na frente. Nosso compromisso com o Confiança é exatamente esse: trazer um modelo de gestão moderno, eficiente e responsável”, declarou Landim.
Na atual temporada, o Confiança já conquistou o título estadual e disputa a semifinal da Copa do Nordeste. No entanto, vive situação delicada na Série C do Brasileirão, ocupando a penúltima colocação, com apenas nove pontos em 11 rodadas.