Ex-jogador do Arsenal, Thomas Partey é acusado de múltiplos crimes sexuais no Reino Unido
Por Redação
O meio-campista ganês Thomas Partey, de 31 anos, foi formalmente acusado de cinco estupros e uma agressão sexual por crimes supostamente cometidos contra três mulheres diferentes entre 2021 e 2022. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (4) pelo Ministério Público britânico (Crown Prosecution Service, CPS) e divulgada pelo The Guardian, jornal britânico.
De acordo com as autoridades, Partey responde por dois estupros contra uma das mulheres, três contra uma segunda vítima e uma acusação de agressão sexual contra uma terceira. O ex-jogador do Arsenal será intimado a comparecer ao Tribunal de Magistrados de Westminster no próximo dia 5 de agosto.
Em comunicado oficial, Jaswant Narwal, representante do CPS, afirmou que o "Ministério Público autorizou hoje o início da acusação contra Thomas Partey por múltiplos estupros, após uma análise minuciosa de um conjunto robusto de provas. Nossos promotores trabalharam em estreita colaboração com os investigadores da Polícia Metropolitana para revisar o material e recomendar as acusações adequadas."
Narwal também fez um alerta: "Sabemos que haverá grande interesse público nesse anúncio, mas é fundamental que não haja comentários, publicações ou compartilhamentos de informações nas redes sociais que possam, de alguma forma, comprometer o devido processo legal."
Natural de Krobo Odumase, em Gana, Partey foi contratado pelo Atlético de Madrid em 2012. Após empréstimos ao Mallorca e ao Leganés, estreou pelo time principal em 2015. No clube espanhol, fez 188 partidas e foi peça importante nas conquistas da Liga Europa em 2018 e do Campeonato Espanhol em 2021.
Em outubro de 2020, Partey se transferiu para o Arsenal por 45 milhões de euros (cerca de R$ 320 milhões na cotação da época), valor da cláusula de rescisão, e assinou contrato de quatro anos. Inicialmente, consolidou-se como o volante titular do técnico Mikel Arteta, sendo um dos pilares na campanha do vice-campeonato inglês em 2023. Porém, nas temporadas seguintes, sofreu com diversas lesões musculares, o que limitou seu desempenho. Mesmo assim, na última temporada, atuou 52 vezes e ajudou os Gunners a chegarem às semifinais da Copa da Liga Inglesa e da Liga dos Campeões.
Pela seleção de Gana, Partey soma 53 partidas e 15 gols. Ele é um dos jogadores mais reconhecidos do país no futebol europeu contemporâneo.