Árbitros baianos participam de concentração da CBF visando calendário nacional em 2025
Por Redação
Cinco árbitros da Bahia participam, nesta semana, da 1ª Concentração e Treinamento para Árbitros de Elite de 2025, promovida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no Rio de Janeiro. O evento teve início na segunda-feira (15) e tem como foco preparar os profissionais para as principais competições do calendário nacional, incluindo o Campeonato Brasileiro.
Foram convocados o árbitro central Bruno Pereira Vasconcelos, o árbitro de vídeo Diego Pombo Lopez (FIFA) e os assistentes Luanderson Lima dos Santos (FIFA), Daniella Coutinho Pinto (FIFA) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos. Também participa da programação o vice-presidente da CEAF-BA e instrutor da CBF, Vidal Cordeiro Lopes.
Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF, destacou que o encontro faz parte de um projeto piloto para profissionalizar a arbitragem brasileira em até 18 meses. “Nosso foco é repetir os procedimentos até que se tornem automáticos, além de reforçar a nova cultura do VAR, que deve auxiliar o árbitro a enxergar o que não é possível ver a olho nu e tomar a melhor decisão”, explicou.
Durante as atividades, cerca de 75 árbitros passam por treinamentos técnicos, práticos e teóricos no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Clube de Aeronáutica e no hotel onde estão hospedados. Vale lembrar que a concentração dura até esta quinta-feira (17).