VÍDEO: Torcedor do Talleres faz gesto racista contra torcida do São Paulo na Libertadores
Por Redação
Um torcedor do Talleres foi flagrado fazendo gestos racistas durante a partida contra o São Paulo, pela Copa Libertadores, na última quarta-feira (2), no Estádio Mario Alberto Kempes, na Argentina. As imagens, registradas por um torcedor são-paulino, mostram o indivíduo imitando um macaco e foram divulgadas pelo jornalista Gabriel Sá, do portal Arquibancada Tricolor. Veja abaixo:
O episódio ocorre em meio à pressão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por punições mais severas ao racismo no futebol sul-americano. No dia 20 de março, a entidade enviou um ofício à Conmebol criticando sua postura diante desses casos e cobrando mudanças no Código Disciplinar da entidade.
No documento, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF classificou como “inócua, ineficaz e insuficiente” a punição dada ao Cerro Porteño após atos racistas contra jogadores do Palmeiras na Libertadores Sub-20. A entidade brasileira também destacou ser a primeira a prever perda de pontos e outras sanções esportivas para clubes envolvidos em episódios de racismo.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: Luighi, do Palmeiras, sofre racismo na Libertadores Sub-20 e dispara: "O que fizeram comigo é crime"
- Grupo de advogados negros notifica Conmebol por omissão em caso de racismo contra Luighi, do Palmeiras
A CBF reforçou a necessidade de a Conmebol adotar o Protocolo Antirracismo da FIFA e endurecer as penalidades em casos futuros, para coibir esse tipo de comportamento nas competições organizadas pela entidade.
Dentro de campo, o Tricolor Paulista bateu a equipe argentina no placar de 2 x 0 e terminou a primeira rodada na liderança com o Libertad. Allianza Lima e Talleres seguem em terceiro e quarto, respectivamente.