Esportes de verão: Salvador finaliza 3ª edição do Verão Costa a Costa neste final de semana
Por Beatriz Santos
Após o mergulho na diversidade e vibração dos esportes de verão baianos, o Bahia Notícias finaliza a série de matérias que exploravam as modalidades mais praticadas no maior litoral do país. Inspirados no Verão Costa a Costa, projeto do Governo da Bahia, por meio da Setre, com auxílio da Sudesb, passamos por esportes como futevôlei, surf, vôlei de praia e beach tennis, acompanhando os principais destaques dessa jornada esportiva, além de refletir sobre o impacto do projeto que perpassa por esporte, saúde, economia e turismo.
Depois de ter passado por Alcobaça, Porto Seguro e Itacaré, a terceira edição do projeto chegou a Salvador na última quinta-feira (13) e vai permanecer até o próximo domingo (16), no Parque dos Ventos, na Boca do Rio.
Os quatro dias de festival contarão com diversas atividades gratuitas, incluindo as modalidades de: baleado, basquete 3x3, beach soccer, beach tennis, capoeira, corrida, escalada, futevôlei, hapkido, judô, kickboxing, taekwondo e vôlei de praia.
O Bahia Notícias conversou com Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, sobre os impactos do Verão Costa a Costa no litoral baiano, principalmente, em Salvador.
“A população tem abraçado o projeto. Em muitos lugares, onde aquela modalidade esportiva ainda não estava tão desenvolvida, passou a se desenvolver. Já é o terceiro ano do Verão Costa Costa. Então, desde a primeira edição, ele tem deixado um legado dessas comunidades onde ele tem se instalado. Neste ano de 2025, o projeto ainda não acabou, só vai terminar em março, porque ainda tem mais duas etapas, além de Salvador, tem a etapa de Maraú, que vai ser na Costa do Dendê, e temos a etapa ainda da Costa dos Coqueiros, que vai ser em Arembepe, em Camaçari. Então, a gente tem uma expectativa muito positiva em todas as edições”, confirmou o gestor.
Foto: Divulgação / Setre
Com o sucesso do projeto, o secretário ainda revelou a tentativa de expansão do Costa a Costa após apresentar o festival para o ministro de esportes, com a intenção de garantir mais um apoio ao evento, o do Ministério dos Esportes.
“Eu estive em Brasília com o ministro dos Esportes, apresentei um projeto para ele, e nós estamos lutando para que também o Ministério de Esportes apoie o projeto. A gente pretende fortalecer e ampliar o projeto, quem sabe ampliar o número de etapas e até mesmo incrementar as etapas”, completou.
Muitos dos atletas baianos entrevistados durante a série de matérias produzidas pelo BN possuem relevância nacional e internacional nas modalidades que praticam, principalmente em competições como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Durante a conversa com o titular, Augusto falou sobre os motivos que o levam a pensar no avanço do esporte no estado.
“A Bahia tem se destacado em competições nacionais e internacionais com grandes desempenhos dos nossos atletas, inclusive nas Olimpíadas e Paralimpíadas. Por conta exatamente do amplo programa de fortalecimento do esporte que vai desde a base até o alto rendimento. Então realmente é uma atuação expressiva do governo do estado da Bahia na área do esporte. A gente tem muito orgulho do trabalho que temos desenvolvido. E realmente o esporte para a gente é parte do desenvolvimento da geração de saúde e também de oportunidades de renda para muitas famílias”, afirmou.
Foto: Divulgação / Setre
PROGRAMAÇÃO
No sábado, às 8h acontecerão as competições de beach soccer, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei e baleado, além das apresentações de capoeira e o aulão de aeróbico.
Já no domingo (16), o treinão de 5km e 10km inicia a programação do dia, às 6h30. A partir das 8h, é a vez das finais das modalidades esportivas. Além disso, durante os dois dias a Boca do Rio, sede do evento, também contará com shows musicais com atrações como Sued Nunes e Afrocidade durante o sábado e Thiago Aquino durante o domingo.
“O Verão Costa a Costa também abriga shows musicais com grandes atrações. Aqui em Salvador, por exemplo, teremos no sábado e no domingo duas grandes agendas. No sábado, por exemplo, Sued Nunes irá se apresentar, já no domingo, o Thiago Aquino. Então são atrações gratuitas, qualquer pessoa pode baixar o ingresso para entrar no evento. A expectativa é que, nessa etapa, mais de 40 mil pessoas passem pelos quatro dias de evento. Ontem, por exemplo, abrimos o Costa a Costa com a presença de escolas públicas da rede estadual. Foi um verdadeiro sucesso. Também é o momento de fortalecer os programas sociais que a nossa secretaria tem desenvolvido”, finalizou Augusto ao falar sobre a finalização da terceira edição do Verão Costa a Costa em Salvador.