Lenda do MMA, Rodrigo Minotauro fala sobre legado e o papel da Bahia nas lutas
Por Hugo Araújo
A rica lista de lutadores baianos comprova a tradição do estado nas artes marciais. A Boa Terra, com a sua ginga particular, é celeiro de atletas que transformam o ringue em habitat natural e viram referências de superação, disciplina e muita força de vontade.
Um dos grandes nomes dessa lista é Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, multicampeão de MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas) e mundialmente conhecido como um dos maiores lutadores da história. Nascido em Vitória da Conquista e atual embaixador internacional do UFC (Ultimate Fighting Championship), a principal organização de MMA do mundo, Minotauro, que também se dedica ao ramo de negócios e à ações sociais à frente do Instituto Irmãos Nogueira, está em Salvador para a apresentação do Minotauro Energy Drink, a sua marca de energéticos, já conhecida no Rio de Janeiro e São Paulo e que agora desembarca em Salvador.
Figura fundamental na popularização do MMA no Brasil, Rodrigo Minotauro esteve na redação do Bahia Notícias e falou, entre outros assuntos, sobre a força da Bahia nas artes marciais, lembrando do icônico treinador Luiz Dórea, formador de diversos lutadores na lendária Academia Champion. “Os gringos nunca tiveram uma corda do Chiclete para brincar”, comentou aos risos.
“A Bahia é um celeiro de atletas. Tem o Popó, o Robson Conceição, o Hebert Conceição, a Amanda Nunes… O porte físico, o atleticismo do baiano é animal. Os gringos nunca tiveram a corda do Chiclete para brincar (risos). O baiano é grande, atleta, se dá bem em todos os esportes. Seja na capoeira, que também é um celeiro, porque é uma luta ágil. Muita gente já praticou capoeira e o boxe está enraizado na Bahia. Luiz Dórea já formou todos os grandes campeões. Pessoas de fora vêm treinar com ele. Já fui para Cuba com Dória pela seleção brasileira em duas oportunidades. Lá, todos os treinadores, gente da França, de Gana… e o Dória era treinador de seis países. Ele dava aula em Cuba, que tem toda uma tradição enorme no boxe”, disse o ex-lutador de 47 anos.
Confira a entrevista completa com a lenda do MMA na Coluna de Esportes!