Motofaixa da Bonocô reduz acidentes em 40%, diz superintendente da Transalvador
O superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Diego Brito, avaliou a primeira motofaixa implementada na capital baiana, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele afirmou que a faixa exclusiva para motocicletas não resolve todos os problemas do trânsito, mas já apresentou resultados expressivos na redução de ocorrências.
"A motofaixa não é a bala de prata, não é a salvação ou a única alternativa para diminuir o número de sinistros. Mas ajudou muito. Logo nos primeiros meses, registramos uma redução de 40% nas ocorrências. É uma medida que está trazendo resultado", destacou.
Na Bonocô, a motofaixa está posicionada entre as faixas 1 e 2, próxima ao canteiro central, em ambos os sentidos da via, e é demarcada com linhas em azul e branco.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Diego Brito também adiantou que já existe um plano para expandir a iniciativa para outras vias importantes de Salvador.
"Já solicitamos autorização para a Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM) e para a Juracy Magalhães. Pretendemos também implantar na Luiz Eduardo Magalhães e na Garibaldi. A Avenida Paralela ainda é um sonho distante, porque precisaria ter a velocidade máxima reduzida para 60 km/h", explicou.
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Segundo o superintendente, qualquer nova implantação depende de autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Atualmente, as motofaixas ainda estão em fase de testes no país, e a liberação para novas unidades só deve ocorrer no fim do ano.
"Essa implantação enfrenta dificuldades porque dependemos da autorização do Senatran. Estive recentemente em Brasília e o órgão não vai liberar até que os estudos sejam concluídos. Hoje, só cinco cidades estão autorizadas, quatro implantaram: São Bernardo, Santo André, São Paulo (capital) e Salvador. Recife tem autorização, mas ainda não implantou. O Senatran decidiu esperar até o fim do ano para avaliar se a medida está realmente trazendo resultados", completou.