Lázaro Jezler revela trabalho intenso da Seman durante carnaval: "Temos equipes de plantão 24 horas, todos os dias"
O carnaval é um período que mobiliza toda a cidade e a Secretária de Manutenção é fundamental para a organização do evento de rua. É o que explica Lázaro Jezler, gestor da pasta municipal, ao destacar as atribuições do órgão antes, durante e depois da festa, em entrevista ao Bahia Notícias.
"A Seman entende que o trabalho prévio é o mais importante. Isso garante um evento tranquilo. Estamos focados nas festas populares desde o primeiro dia do ano. Na procissão dos navegantes [Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes] fizemos um trabalho para recuperação dos trilhos, facilitando que as embarcações chegassem até o mar. Já no [Lavagem] Bonfim fizemos a revisão de todo o cortejo, bem como em Iemanjá e São Lázaro, onde fizemos a revisão da estrutura”, disse o secretário.
De acordo com Lázaro, é feita a poda de árvores nos circuitos da folia momesca com o objetivo de evitar acidentes com os trios elétricos, além do cuidado com o piso e a proteção das construções públicas.
“Fazemos a manutenção do pavimento asfáltico para que não haja nenhum tipo de buraco, bem como a revisão dos passeios e do sistema de drenagem, cuidando dos plásticos e garrafas. Isso é feito pensando no conforto do turista e, é claro, do morador da cidade. Também colocamos tapumes em monumentos históricos e prédios públicos para que não sofram depredações”, pontuou.
O gestor municipal descreveu o trabalho realizado durante a festa, que envolve mais de 100 funcionários atuando nos três turnos do dia e a parceria com a Limpurb e outros orgãos municipais.
“Durante o evento temos equipes de plantão 24 horas. Depois que todos os trios passam e a Limpurb recolhe o lixo acumulado nas ruas, nossas equipes verificam os pontos de alagamento. Outra equipe faz a revisão da condição dos tapumes, observando se estão soltos. É sinalizado os problemas no passeio. Esses grupos operam durante todos os dias do carnaval. Eu, juntamente com o corpo diretivo, os subsecretários, também estamos nasruas para garantir a segurança dos foliões”.
“A codesal nos informa sobre os pontos de risco e nos aciona. A guarda municipal percebe as depredações e nos chama. Trabalhamos com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) no acolhimento aos filhos dos ambulantes, que trabalham no circuito. Enfim, é um esforço conjugado com as outras pastas da prefeitura”, acrescentou.
PÓS-FESTA
Segundo Lázaro, o trabalho do órgão só é finalizado no final de semana após o último dia dos festejos. “Na quarta-feira de cinzas nossas equipes já entram removendo os tapumes. E na quinta-feira vem a equipe de drenagem. Há o conserto dos passeios que foram quebrados. Por fim, repomos o mobiliário urbano que foi retirado para não obstruir o trânsito dos foliões: bancos e outros equipamentos”.