Exposição polemiza com foto de Brooke Shields nua
Foto: Reprodução
Desafiadora. É com uma placa com essa palavra que uma foto de Brooke Shields nua, aos 10 anos, é identificada na exposição "Pop Life: Art in a Material World", que será lançada hoje (30), na galeria Tate Modern, em Londres.
Antes mesmo de ser aberta oficialmente, a mostra já vem dando o que falar, em função da imagem capturada pelo fotógrafo Gary Gross, em 1983, da protagonista de Lagoa Azul nua, enquadrada do joelho pra cima, com maquiagem carregada e olhando diretamente para a lente da câmera. Organizações de combate à pedofilia, claro, não perderam tempo e deixaram expressa sua posição contrária à exibição da foto. "Chega no limite da pornografia. Certamente não é arte", disse Michaele Elliott, fundadora da uma das organizações, ao Daily Telegraph.
A galeria, que admite ter ido atrás de aconselhamento legal antes de decidir por exibir a fotografia, justificou sua escolha em uma nota à imprensa. "[A fotografia] retrata criticamente o poder da imagem fotográfica em nossa sociedade, especialmente a representação dos gêneros na mídia de massa". Para evitar mais confusões, a Tate tomou medidas para informar aos visitantes da natureza do trabalho - que já foi, inclusive, exibido em inúmeras ocasiões -, provendo informações e destacando as intenções do artista.
* Comente!