Após 3 anos de restauração, Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória é entregue
A Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória, localizada no bairro da Saúde, em Salvador, foi reaberta nesta segunda-feira (8), após restauração. A cerimônia de entrega contou com a participação dos ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Cidadania, João Roma; do prefeito Bruno Reis; do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar; da presidente do Iphan, Larissa Peixoto; do diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, João Carlos de Oliveira; e do cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.
Erguido em 1724 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1941, o templo católico recebeu um investimento de cerca de R$ 8 milhões oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para as obras. As intervenções foram possibilitadas após a igreja ser contemplada no Programa de Preservação das Cidades Históricas, em 2018. Com a aprovação, o templo, que estava em mau estado de conservação, passou por restauro integral, incluindo acervo de bens móveis e integrados, além de adequação às normas de acessibilidade.
Em quase três anos de obras, foram executados serviços de infraestrutura elétrica e hidrossanitária, além da criação de plataforma elevatória para acessibilidade. Por fim, foi construído um novo anexo, que terá como função alocar atividades de apoio e abrigará ações sociais da paróquia de Nossa Senhora da Saúde.
