Pesquisa indica que 53,5% dos artistas do Top 200 do Spotify são independentes
Uma pesquisa da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), realizado entre 2019 e parte de 2020, com levantamento de dados das principais plataformas de streaming e entrevistas com 60 empresas, entre editoras, produtoras de evento e de audiovisual, além de estúdios, traçou um panorama da música independente no país.
De acordo com a pesquisa “Mercado Brasileiro da Música Independente”, 50% do faturamento das empresas consultadas vêm das plataformas digitais. O levantamento revela ainda que 53,5% dos artistas que frequentaram o TOP 200 do Spotify são independentes e que a esta plataforma de streaming detém 61% dos assinantes, com relação a outras como Amazon Prime Music e Deezer, que ocupam 12% e 9% do mercado, respectivamente.
O levantamento mostrou ainda que as distribuidoras tiveram efeitos econômicos positivos durante a pandemia e que 89% dos entrevistados estão otimistas em relação ao futuro. A pesquisa completa será lançado nos próximos dias.